Na apreciação do ensino continuado temos que observar o significado destas expressões latinas:
“stricto sensu” = sentido restrito (específico)
“lato sensu” = sentido amplo (genérico)
“stricto sensu” = sentido restrito (específico)
“lato sensu” = sentido amplo (genérico)
Stricto Sensu
Os cursos de “Stricto Sensu” são direcionados para a continuidade da formação científica e acadêmica, como Mestrado (duração média de 03 anos), possuindo 02 (duas) modalidades:
- Mestrado Profissionalizante onde a dissertação de mestrado acadêmica é substituída por um trabalho de conclusão no qual deve ser demonstrada a competência do mestrando na resolução de problemas reais com métodos e técnicas atuais. Destina-se a profissionais que atuam em empresas ou instituições públicas e que manterão suas atividades durante o curso.
- A outra modalidade é o Mestrado Acadêmico onde o objetivo maior é a iniciação do aluno na pesquisa. É esperado que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos.
- Além do Mestrado existe também o Doutorado (duração média entre 03 e 05 anos), de alunos com nível superior. São cursos reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Cabe ainda a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior avaliar separadamente cada curso. O doutorado obtém-se com a defesa de uma tese, que deve ser um trabalho original, ou seja, é incentivado o ineditismo (o que não se exige no caso do mestrado, que pode ser, por exemplo, um ajuste de contas com a bibliografia do assunto, preparando assim uma futura tese).
Em razão da sua elevada carga de trabalho, estes cursos costumam exigir dedicação exclusiva.
A avaliação é realizada a cada 03 (três) anos, e as médias variam de 1 a 7.
Para ser reconhecido, o curso deverá apresentar média maior que 3.
O curso de mestrado tem a duração de 03 (três) anos, podendo ser concluído até em 02 (dois) anos, no qual o aluno desenvolve a dissertação e cursa as disciplinas coerentes a sua pesquisa. Os 04 (quatro) anos de doutorado, em média, são referentes ao cumprimento das disciplinas e a elaboração da tese junto à orientação.
Ademais, são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá diploma, desde que atenda às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos, nos termos do art. 44, inc. III, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lato Sensu
Os cursos de pós-graduação “Lato Sensu” são voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado, e com caráter de educação continuada. Têm carga horária mínima de 360 horas, não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e àquele destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.
Além disso, são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino, nos termos do art. 44, inc. III, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.
São cursos de pós-graduação que não são avaliados pelo MEC e pela CAPES.
Sua duração média tende a ser menor, tipicamente 1 (um) ano e meio ou menos e, como regra geral, são concebidos para serem cursados por pessoas que desempenhem outras atividades simultâneas.
Embora não forneçam um título de Mestre ou de Doutor, são valorizados no mercado de trabalho.
Nesta categoria estão os seguintes cursos:
Nesta categoria estão os seguintes cursos:
- de especialização;
- os cursos de aperfeiçoamento;
- os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.
Estes cursos podem ser oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional. Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.
Buscam a continuidade do aprendizado (educação continuada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário